Ministério Público Federal no estado do Tocantins será noticiado das infrações.
Na ultima segunda-feira, 5, no Km 388 da BR 242 no Município de Gurupi/TO, durante fiscalização normal, 04 caminhões foram abordados por agentes da PRF, sendo constatado, após pesagem, um total de 41.950 kgs de excesso de peso. Os veículos foram carregados em Peixe/TO. Dois caminhões transportavam areia e seguia para Gurupi/TO. Os outros dois estavam carregados de pó de brita e tinha como destino a cidade de Formoso do Araguaia/TO.
Os veículos ficaram retidos e foram liberados após a retirada do excesso constatado.
Além da autuação em mais de R$ 12.000,00 (doze mil reais) pelo excesso de peso verificado, os responsáveis poderão sofrer outras penalidades a partir de denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal no Tocantins, uma vez que há um Termo de Cooperação Técnica (TCT) celebrado entre a PRF e o MPF, com o objetivo combater o transporte de cargas com excesso de peso nas rodovias federais.
Dentre os prejuízos advindo desta prática, está a redução do tempo útil das estradas pavimentadas, causada pela sobrecarga dos caminhões, carretas e ônibus e o desgaste prematuro e imprevisível dos equipamentos e componentes dos veículos o que amplia consideravelmente o risco de acidentes.