Estão abertas até o dia 12 de fevereiro as inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura 2016, categorias Contos e Romance. Poderão concorrer escritores brasileiros e estrangeiros, residentes no Brasil, com mais de 18 anos.
O candidato deverá adotar um pseudônimo, não podendo assinar a obra com o nome verdadeiro. A coautoria é aceita na categoria romance e não serão aceitas inscrições de obras póstumas.
O livro deve ser inédito e o candidato não poderá ter nenhuma outra obra publicada na categoria em que se inscrever. Na categoria Conto, o trabalho deverá ter entre 140 a 400 mil caracteres e na categoria Romance entre 180 e 600 mil caracteres. Vale lembrar que será permitida a inscrição de título cuja pequena parcela do conteúdo tenha sido publicada em blogs pessoais ou revistas eletrônicas, desde que não ultrapasse 25% do total da obra.
Os textos serão analisados por uma comissão julgadora composta de escritores, jornalistas, críticos literários e especialistas em literatura. Não podem concorrer funcionários, estagiários e parentes (até segundo grau) de funcionários do Sesc, da Confederação Nacional do Comércio e das Federações do Comércio, da editora Record, bem como estagiários e parentes (até segundo grau) de funcionários e nem dos envolvidos no processo de julgamento do concurso.
O Prêmio Sesc existe desde 2003 e já revelou 21 novos escritores. Em 2015, os livros vencedores foram: 'Desesterro', romance da paulista Sheyla Smanioto; e na categoria Contos com 'Antes que seque', da carioca Marta Barcellos.
A inscrição é feita online pelo site www.sesc.com.br/premiosesc. Um código identificador é gerado automaticamente e, com esse, o inscrito poderá acompanhar o processo de avaliação. O edital completo pode ser acessado em www.sesc.com.br/portal/site/premiosesc/Edital/.
O resultado será divulgado em julho. Os vencedores terão as obras publicadas pela editora Record com uma tiragem inicial de dois mil exemplares.