Com um único objetivo em mente: realizar uma formatura que será lembrada por todos os alunos com muito orgulho e alegria, que 107 formandos do 3° Ano do Ensino Médio e Profissionalizante do Colégio da Polícia Militar treinam, diariamente, no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG), para o complexo de formatura, a ser apresentado no próximo dia 21 de janeiro, quando eles encerram mais um ciclo na vida estudantil.
A apresentação do complexo se dá por meio de evoluções, de ordem unida sem comando, realizada em solenidade de formaturas militares. Para a formanda Sara Cristina Falcão Borges, 17 anos, “o complexo tem o significado bem maior do que somente o treinamento, pois ocorre a integração dos alunos, o espírito de corpo. Temos a melhor expectativa possível do nosso desempenho, pois estamos nos dedicando muito, suando, ralando, para impressionar pais, familiares e amigos”, declarou.
Já o aluno Calebe Domingos Gonçalves, 18 anos, falou sobre as expectativas após a formatura. Para ele, o Colégio da Polícia Militar trouxe a proximidade dos alunos com militares, além de tê-lo educado para uma rotina de estudos rigorosa, que o ajudará a alcançar seus projetos.
“A experiência de estudar no Colégio da Polícia Militar nos aproximou dos militares, aprendemos a respeitá-los e admirá-los como pessoas e profissionais. Encaramos o colégio como uma preparação para alcançar nossos objetivos, um deles é o ensino superior. A meritocracia no colégio incita a disciplina e muita dedicação, isso reflete na nossa rotina de estudos. Pois lá, nos destacamos por meio das notas. Aprendizado este que vou levar para fora do ambiente escolar”, explicou Calebe.
O evento será cercado por emoção e coroará o final de uma jornada para os alunos que além do ensino de matérias curriculares, receberam fundamentos de hierarquia, disciplina e respeito às pessoas e às normas, os quais são trabalhados durante toda a formação do aluno do Colégio da Polícia Militar de forma expressiva.
Colégio da Polícia Militar
O Colégio da Polícia Militar foi fundado em 2009 oferecendo, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, ensino gratuito para o ensino fundamental e ensino médio e profissionalizante. Atualmente, mais de 500 alunos estudam na instituição, que possui duas unidades, uma na Quadra 403 Sul para o ensino fundamental e na Quadra 108 Norte, para os alunos de ensino médio e profissionalizante. As inscrições nas unidades de ensino são realizadas por meio de processo seletivo.
O Colégio da Polícia Militar conta ainda com uma nova unidade, que foi implantada no dia 4 de janeiro, no setor Coimbra, em Araguaína. Cerca de 800 alunos iniciaram o ano letivo, que tem turmas no período matutino e vespertino.