Um homem que não teve o nome divulgado foi flagrado pela vigilância sanitária da cidade de Caxias (MA), quando limpava mais um jumento abatido para a comercialização.
O flagrante aconteceu na Zona Rural de Caxias (MA), no Povoado Caxirimbus. O homem mantinha um matadouro em casa na Zona Rural, segundo informações ele estaria vendendo a carne dos jumentos abatidos como se fosse de bovinos.
Após o flagrante, a vigilância sanitária apreendeu todo o estoque de carne que já estava pronta para a comercialização. As autoridades agora investigam se o homem estava realmente vendendo a carne como se fosse de bovinos, e se for comprovado o mesmo poderá ser penalizado por propaganda enganosa além de por em risco a comunidade, pois o matador de jumentos não sabe o estado de saúde que os animais se encontravam antes de serem abatidos.
Carne de Jumento é comestível?
Alguns estados do nordeste brasileiro como Ceará e Rio Grande do Norte já comercializam o jumento como carne saudável pois possui um elevado teor de proteínas e um baixo teor de gordura. Segundo alguns especialistas no assunto eles afirmam que a carne de jumento é idêntica a bovina no que se refere ao sabor. Em Caxias o único problema da comercialização desta nova iguaria está no fato dos consumidores não terem sido informados que estavam comprando a carne de jumento.