Com o objetivo de disseminar conhecimento e instruir o produtor rural e a população em geral sobre defesa, sanidade e inspeção animal e vegetal, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), por meio da Gerência de Educação Sanitária realizou no ano passado, 896 palestras para um público de 19.148 pessoas, em 100% dos municípios tocantinenses.
Para o presidente da Adapec, Humberto Camelo, o processo de educação sanitária é fundamental para o trabalho que a Agência desenvolve junto aos produtores rurais. “Graças a estas inciativas desenvolvidas por meio de palestras e cursos, levamos informações relevantes à população sobre doenças que afetam animais, plantações, e que, em muitos casos podem afetar até o ser humano”, disse Humberto, acrescentando que a educação sanitária é responsável diretamente pela conscientização dos produtores rurais, como por exemplo, nos bons índices de vacinação de rebanho contra doenças e controle de pragas em lavouras.
Segundo a gerente de Educação Sanitária da Adapec, Marina Rodrigues de Moura, este resultado é fruto do Projeto de Padronização de Palestras – (PPP) implantado em 2015 pela gerência, e que contou com o apoio das Delegacias Regionais, Unidades Locais, engenheiros agrônomos e médicos veterinários do órgão na execução do projeto. “Para alcançar o maior número de palestras e pessoas conscientizadas, desenvolvemos por meio de ferramentas tecnológicas, um padrão de palestra sobre diversos programas desenvolvidos pela Adapec e disponibilizamos para os nossos escritórios, isso facilitou o trabalho dos inspetores e técnicos nos municípios”, ressaltou Marina.
A pedagoga da Adapec, Aline dos Reis Silva Brito que acompanha o projeto disse que as metas de educação sanitária continuada foram atingidas com sucesso e seguirão neste ano. “Nossa estratégia foi capacitar os servidores que se tornaram multiplicadores nas regionais. A princípio planejamos uma palestra por mês em cada município, com os temas de acordo com o calendário da Adapec, porém, flexibilizamos em alguns casos, conforme incidências ou focos de doenças em determinada região, como por exemplo, o caso do Mormo”, destacou Aline.
Entre os públicos beneficiados com as palestras estão: produtores rurais, estudantes de escolas estaduais e municipais, universitários e comerciantes. Já os temas de palestras mais proferidos foram: Febre Aftosa, Brucelose e Tuberculose, Raiva dos Herbívoros, Mormo, Uso correto de agrotóxicos, Serviço de Inspeção Animal e Vegetal. Segundo Marina Rodrigues, a Adapec dará continuidade ao projeto em 2016, para isso, está elaborando novas estratégias que envolvem parcerias e meios de divulgação para alcançar outros públicos.
Educação Sanitária
É responsável pela promoção de campanhas educativas e desenvolvimento de projetos de educação sanitária em consonância com os programas oficiais nas áreas animal e vegetal da Adapec.