Projeto do Centro de Comunicação Social (Cecom) do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), o Zap Justiça foi destaque na edição desta quinta-feira (21/1) do Jornal do Tocantins, o principal veículo impresso do Estado. Utilizada para facilitar a comunicação interna do Poder Judiciário, a ferramenta consiste na divulgação, por meio do aplicativo whatsapp, de vídeos informativos gravados com a ajuda dos próprios servidores.
Há quase um ano em atividade, o Zap Justiça tem pelo menos duas edições semanais e busca levar aos servidores e magistrados informações úteis. Além de dicas de cursos e alerta para prazos que devem ser cumpridos, o Zap também traz mensagens e recados importantes para o público interno.
Na reportagem, a diretora do Cecom, Vanusa Bastos, ressalta as novas tecnologias como ferramentas importantes no processo de desenvolvimento da comunicação institucional. “O que se viu foi a abertura de um espaço não apenas publicitário, mas principalmente de aproximação; é o que percebemos com o Zap Justiça, que além de manter os servidores informados, de uma forma dinâmica, ainda promove a integração”, frisa a gestora, ressaltando ainda que a ideia do projeto foi desenvolver um canal de comunicação que acompanhasse as inovações tecnológicas, usando recursos já consolidados, como áudio e vídeo, de maneira diferenciada.
Projeto
Os vídeos são produzidos com a ajuda de um celular e editados em um notebook pela equipe do Cecom. O material, que a cada edição conta com a participação de um servidor, de acordo com o tema proposto, segue para todos os cadastrados via linha de transmissão do whatsapp.
A ferramenta foi implantada no Judiciário tocantinense em abril de 2015 e é utilizada na comunicação interna com mais de mil servidores já cadastrados.