O Corpo de Bombeiros, por meio da Diretoria de Serviços Técnicos (Distec), realiza nesta quarta-feira, (03) a Operação Tocantins Mais Seguro.
As vistorias têm o objetivo de fiscalizar estabelecimentos comerciais e locais de aglomeração de público que realizarão eventos durante o carnaval. Os bombeiros irão verificar principalmente as condições de funcionamento e instalações dos sistemas preventivos contra incêndio e pânico.
A ação acontece em Palmas, Araguaína, Colinas, Paraíso e Guaraí e municípios do entorno e tem como proposta verificar se as estruturas possuem a certificação de regularidade dos bombeiros e se estão atendendo às normas técnicas de segurança. A operação também tem como objetivo conscientizar os proprietários sobre a importância do bom funcionamento dos sistemas preventivos, para que os mesmos possam oferecer condições necessárias de evacuação de público em caso de pânico em áreas confinadas.
A fiscalização também será realizada no período noturno e os bombeiros visitarão bares, restaurantes e casas de eventos. Os estabelecimentos que não atenderem às exigências serão notificados e podem até ser sofrer interdição.
“Nosso objetivo nessa operação é garantir o cumprimento dos meios de segurança necessários à proteção à vida dos ocupantes desses ambientes e caso um desastre aconteça , seus efeitos sejam minimizados, no tocante a preservação da vida, propagação de incêndios, aos danos materiais, ao meio ambiente e ao patrimônio. Nossa intenção é fazer com o que o carnaval seja mais seguro para todos os foliões”, explicou o analista técnico major do bombeiro, José Coelho.