As desembargadoras Ângela Prudente, presidente do Tribunal Regional Eleitoral e Jacqueline Adorno, corregedora do TRE, foram homenageadas pelo Tribunal de Contas do Estado TCE/TO com o Colar do Mérito Governador José Wilson Siqueira Campos, a mais alta comenda daquela Instituição, nesta sexta-feira (19/2). Pelo Poder Judiciário, a servidora da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), Maria Luiza Nascimento, também recebeu a honraria.
A solenidade especial em comemoração aos 27 anos do TCE/TO, realizada no auditório do Tribunal de Contas, foi prestigiada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargador Ronaldo Eurípedes. Na ocasião foram entregues duas condecorações: Colar do Mérito Governador José Wilson Siqueira Campos e Medalha do Mérito Funcional.
O ministro emérito do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Brito, além de receber a mais alta honraria do TCE/TO, fez a palestra comemorativa dos 27 anos de criação daquela Corte de Contas.
Colar do Mérito
O Colar do Mérito Governador José Wilson Siqueira Campos foi instituído em 2002, por meio da Resolução Administrativa Nº 235 do TCE/TO. É a maior honraria concedida pela Corte destinada a agraciar pessoas ou instituições que prestaram relevantes serviços ao Tribunal de Contas ou ao Estado do Tocantins.
Medalha do Mérito Funcional
Outra condecoração entregue durante a Sessão Especial foi a Medalha do Mérito Funcional, que objetiva reconhecer exclusivamente os servidores do TCE/TO que dedicaram seu trabalho ao longo dos anos à Instituição.
Galeria dos Ex-Presidentes
Fez parte da programação também a inauguração da Galeria de Fotos dos Ex-Presidentes do Tribunal de Contas do Tocantins, localizada no hall de entrada do Edifício Rui Barbosa. Desde a sua criação, em 1989, o TCE/TO teve 8 ex-presidentes.