Pedro Ferreira Leite, foi preso nesta ultima quinta feira (25), na cidade de Cruzeiro da Fortaleza (MG), o homicida é acusado de ter atirado contra o então Sargento da PM, Francisco Vieira em Esperantina (TO).
O crime aconteceu no dia 23 de Junho de 2007, ou seja, a quase nove anos atrás, onde na ocasião, acontecia uma festa de inauguração de um posto de combustíveis animada pelo cantor Tom Cleber. No local, encontrava-se Francisco Vieira conhecido como Sargento Vieira, que estava de folga em companhia de alguns amigos, onde também comemorava sua próxima viajem que seria para a cidade de Palmas (TO), para realizar um curso de Formação de Tenentes.
O acusado Pedro Ferreira também estava na festa e lá se aproximou de um cidadão na época dito como vigia do Posto e Pedro lhe pediu uma cerveja, sendo que o vigilante lhe recusou o pedido e irritado Pedro sacou uma arma contra o Vigia, que na hora gritou por socorro dizendo: "Olha ai sargento esse homem querendo me matar". Mesmo estando a paisana, Vieira levantou-se da mesa que estava e foi em direção ao acusado para tentar conversar. Na ocasião os dois tiveram uma discussão, quando Pedro efetuou o disparo a queima roupa que acertou abaixo do peito esquerdo de Vieira, que mesmo baleado conseguiu desarmar o acusado caindo logo em seguida com a arma em punho.
Para tentar se livrar da confusão, o acusado também se jogou ao chão, tentando enganar os presentes, e ao ser também socorrido não encontraram nenhum ferimento em Pedro. Já Vieira foi imediatamente socorrido por um cidadão que o colocou em seu veículo e saiu em direção a cidade de Augustinopolis (TO), de onde foi encaminhado para o Hospital da Unimed em Imperatriz. Um mês e vVinte e três dias, o sargento faleceu em um hospital em Palmas (TO).
No dia do crime o acusado foi preso em flagrante pela PM, mas conseguiu a liberdade provisória cerca de quinze dias depois do crime, ficando segundo a justiça em liberdade até o julgamento. Após saber da morte da vítima Pedro empreendeu fuga ficando foragido até a data desta ultima quinta feira (25), quando foi preso na cidade mineira graças ao intenso trabalho de investigação de uma equipe de policiais civis de Augustinópolis (TO), com o apoio das Policias Civil e Militar de Minas Gerais.