Cerca de mil e quinhentas pessoas assistiram na manhã desta segunda-feira, (29), a aula inaugural do Colégio Esportivo Militar do Corpo de Bombeiros Professora Margarida Lemos Gonçalves (CEMIL).
O evento reuniu alunos, familiares e autoridades, entre elas, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Dodsley Yuri Tenório Vargas, o prefeito de Palmas Carlos Amastha e o secretário municipal de educação Danilo de Melo.
Durante a cerimônia de abertura do ano letivo estudantes da Escola Municipal Padre Josimo realizaram apresentação de balé clássico. Quem também se apresentou no evento foram os atletas do tênis de mesa do Colégio Ulbra Palmas. O prefeito destacou a importância da parceria para o fortalecimento do esporte na capital. “Esse já era um desejo antigo e a parceria com o Corpo de Bombeiros veio para que esse projeto saísse do papel. Esse colégio será um centro formador de atletas”, explicou Amastha.
Os bombeiros realizaram um simulado de salvamento em altura. Na apresentação a vítima foi imobilizada, colocada em uma maca e resgatada do 1° andar do prédio da escolar. O comandante geral em sua fala agradeceu e destacou a importância da inclusão social. “Essas crianças passam a ter a partir de agora novas oportunidades, porque o esporte abre novas portas. Esse é um projeto muito importante. Em todo país vemos os altos índices no ensino dos colégios militares e neste não será diferente”, ressaltou.
Estudante do 9° ano Simikadi Bixouá, 14 anos e a mãe Ester Simikadi compareceram ao evento e ressaltaram a importância do colégio para a comunidade. “Minha expectativa é a melhor possível, quero que minha filha aprenda coisas novas, que sejam de relevância para o futuro dela. A comunidade da região sul da capital estava precisando de uma escola assim, todos estamos ansiosos para ver o resultado final”, conta a mãe da jovem.