Na manhã desta segunda-feira (29/2), os oficiais de justiça de Palmas receberam o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ronaldo Eurípedes e o Corregedor Geral da Justiça, desembargador Eurípedes Lamounier na nova Central de Distribuição de Mandados da Comarca.
Os 36 oficiais de justiça da capital estão agora alojados em ampla sala e contam com o apoio de uma central de impressão, o que permitiu mais agilidade no cumprimento dos mandados judiciais.
Em nome dos oficiais de justiça o ex-presidente do sindicato da categoria, José Carlos Pereira ressaltou a conquista. “Com a implantação do e-Proc/TJTO nós inseríamos e imprimíamos documentos no sistema” disse ele, “e isso tomava quase 50 por cento de nosso tempo. Hoje, enquanto inserimos já está pronta a impressão da citação. A nova configuração da central é uma junção de entrega de mandados e impressão”.
Segundo ele, a implementação da central contribui para que o oficial de justiça esteja efetivamente na rua, dando cumprimento às ordens judiciais. “Na realidade”, esclarece, “com a central de impressão ocorre uma devolução dos oficiais de justiça para a área externa”.
A Central resgata um compromisso do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ronaldo Eurípedes, assumido com os oficiais de justiça de Palmas no ano passado. “Estou particularmente feliz e com perspectiva de melhorar ainda mais os serviços prestados aos jurisdicionados nesta área. Estamos avançando e em breve teremos resultados práticos. A equipe de informática do TJ está trabalhando nesse sentido”, enfatizou o presidente.
O Corregedor Geral da Justiça, desembargador Eurípedes Lamounier, ressaltou na ocasião a importância da Central de Mandados, mais uma conquista para o Judiciário.
Segundo a diretora do Fórum da Comarca de Palmas, juíza Flávia Afini Bovo, enquanto não terminasse o processo de digitalização, não seria possível implantar a nova configuração da para distribuição de mandados. “Agora”, esclareceu, “estamos funcionando em caráter experimental. Por enquanto está dando certo e teremos uma evolução muito maior em breve quando, provavelmente, os mandados serão distribuídos diretamente do cartório”.
Presente na ocasião, a secretária-adjunta da OAB/TO, Graziela Reis, parabenizou o Judiciário pela iniciativa. “Não poderia deixar de registrar minha satisfação em participar desse momento. Tenho certeza que todo o Sistema de Justiça ganhará com a novidade”.
O evento foi encerrado com um café da manhã oferecido pelos oficiais de justiça de Palmas.