Magistrados e servidores do Poder Judiciário participaram nesta sexta-feira (4/3), do lançamento do projeto Atendimento Nota 10 no fórum da capital. Na ocasião foi apresentado o totem de atendimento ao cidadão da Ouvidoria Judiciária do Tocantins. A capital foi a primeira comarca a receber o novo instrumento de relacionamento do Judiciário tocantinense com o cidadão.
Antes, a ouvidora Judiciária, desembargadora Ângela Prudente, esteve com os participantes do primeiro curso de formação da equipe técnica da Ouvidoria, ministrado, em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), pela professora Vera Mello, psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em psicologia organizacional. Na oportunidade a desembargadora falou aos servidores de todas as comarcas, anexos e TJ, presentes, que serão multiplicadores das práticas para um atendimento nota 10 e concluíram o curso nesta sexta-feira.
Segundo o servidor Henrique de Almeida e Silva, da Comarca de Novo Acordo, “o curso foi uma oportunidade ímpar de autoconhecimento. Eu não imaginava o quanto a gente tem condições de melhorar o atendimento à população, aprendendo mais sobre nós mesmos. O curso nos ensinou também a trabalhar em equipe e ouvir mais as pessoas”.
No fórum de Palmas, a ouvidora judiciária fez o lançamento oficial do projeto na comarca para juízes e servidores presentes e destacou que “o atendimento nota 10 será um importante instrumento de comunicação entre o Judiciário e a população. Queremos proporcionar ao cidadão a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho da justiça. A Ouvidoria Judiciária pretende ser esse canal que vai, não somente receber críticas, mas oferecer informações de interesse da comunidade”.
Ao fazer uso da palavra, a diretora do Fórum de Palmas, juíza Flávia Afini Bovo, afirmou que recebia com alegria mais essa ação do Poder Judiciário, e se colocou à disposição para colaborar, junto com magistrados e servidores da comarca, para que a iniciativa tenha sucesso.
“De início”, disse a desembargadora, “o cidadão será orientado por nossos servidores, de forma que ele possa acessar posteriormente sem necessidade de ajuda”.
Totem
Após o lançamento os presentes foram convidados a conhecer o totem instalado no hall de entrada do fórum. O ponto conta com um computador ligado à internet e através dele as pessoas podem acessar as páginas do Tribunal de Justiça e da Ouvidoria Judiciária para tirar dúvidas, fazer elogios, reclamações e contribuir para o aprimoramento do Poder Judiciário.