Uma equipe de três técnicos da Prefeitura de Palmeirante está em Palmas recebendo treinamento para realizar o Cadastramento Ambiental Rural (CAR) naquele município.
O treinamento começou na quinta-feira e termina nesta sexta-feira,4, no prédio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e está sendo ministrado por profissionais do programa.
Até o momento, foram cadastrados 102.5206,38 hectares (38,76%) de um total de 264.495,51 hectares passíveis de cadastramento, nas propriedades de zero a 320 ha, que corresponde a mais de 72% da área rural do município. Palmeirante conta com 24 assentamentos rurais, com dimensões que variam de 24 a 48 hectares, cujo cadastramento ambiental é de responsabilidade do Incra.
Participam do treinamento os servidores Joarez Ribeiro, Benjamin Neto e José Ribamar Souza. Todos têm consciência de que o CAR é de suma importância para a regularização das propriedades rurais do município, que, segundo eles, tem um potencial muito grande na produção de grãos, mas pode também ter o ecoturismo como fortalecimento da economia local.
Palmeirante conta com o maior porto seco da América Latina e a produção de grãos é responsável, de acordo com José Ribamar, por 30% de geração da riqueza do município. Atualmente, o Terminal Integrador da cidade, por ponde passa a Ferrovia Norte-Sul, recebe cargas que chegam de caminhão dos Estados do Tocantins e Mato Grosso e realiza o transbordo para os vagões, que seguem de trem para o Porto do Itaqui, em São Luís (MA).