Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Municípios Farão Inventário do Estoque de Vacina Contra Paralisia Infantil

Data do post: 04/03/2016 22:19:55 - Visualizações: (1060)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reúne técnicos municipais nesta segunda-feira, 7, no auditório da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) em Palmas, a partir das 8h30, para apresentar as orientações do novo Plano Nacional de Erradicação da Poliomielite.

Juliana Matos / Governo do TocantinsParticipam do encontro, cerca de 80 municípios. Os demais municípios do Estado recebem as mesmas instruções nos dias 10 e 11 de março, em Araguaína, no auditório da Prefeitura.

Na ocasião, os municípios serão orientados a realizar um inventário do estoque de vacinas orais contra a poliomielite para administração das doses até o dia 31 de março deste ano. A partir de 1º de abril, todos os municípios passarão a administrar doses de novo lote.

“O vírus da poliomielite tem os sorotipos 1, 2 e 3 e por causa da erradicação do vírus do sorotipo 2, o Ministério da Saúde passará a oferecer vacina contra a polio com nova composição. A novidade é que essas doses terão mais ativos do sorotipo 2”, explicou a enfermeira Greicy Rivelo, da Gerência Estadual da Imunização.

Poliomielite

A poliomilite ou paralisia infantil, como é mais conhecida, é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança que adquire a infecção pelo vírus da doença sofre lesões no sistema nervoso que provocam paralisia, principalmente, nos membros inferiores do corpo. A vacina é gratuita e é considerada a melhor forma de prevenção da doença.

Na rotina de imunização, a vacina oral contra a poliomielite é indicada a crianças aos 15 meses de vida e com quatro anos. Além disso, a vacina também é oferecida em campanhas de vacinação nacional em todo o País.

Fonte: Juliana Matos / Governo do Tocantins

2023 - TocNotícias - Todos os direito reservados.