Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Mês Dedicado às Mulheres na Defensoria Pública do Tocantins

Data do post: 07/03/2016 17:39:46 - Visualizações: (1223)

No dia 8 de março lembramos o Dia Internacional da Mulher. Mas há motivos para comemorar? Certamente há avanços e melhorias, porém, ainda há muitas barreiras. A violência contra a mulher é uma das principais e o Tocantins aparece como segundo colocado no País nos índices de casos de violência contra a mulher.

Jornalismo Defensoria Pública-TOCom o objetivo de instigar à reflexão e tentar reduzir tais índices de violência, a DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins preparou um mês de programação em homenagem às mulheres.

As ações já começaram nesta segunda-feira, 7, e envolvem diversas atividades, como palestras, cursos, apresentações culturais, atividades educativas e atendimentos especializados. Conforme a defensora pública Vanda Sueli Machado, coordenadora do NUDEM – Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher. A programação deste ano está dividida em quatro blocos e foca a importância da mulher no processo de identificação, orientação e denúncia dos casos de violência doméstica.

O primeiro bloco envolve atendimentos especializados e palestras em escolas públicas, empresas e eventos de agenda integrada com o Governo do Estado, Prefeitura de Palmas e empresas privadas, com práticas de justiça restaurativas voltadas para violência doméstica familiar. A primeira delas aconteceu na manhã desta segunda-feira, 7, no centro administrativo do Supermercado Atacadão.

Jornalismo Defensoria Pública-TOA defensora pública Vanda Sueli Machado e a analista do NUDEM Catarina Lopes ministraram palestra aos funcionários do local. A programação contou com a participação de homens e mulheres que trabalham no setor e envolveu um bate-papo descontraído para tirar dúvidas sobre a violência contra a mulher. Na palestra, a defensora pública mostrou que essa é mais uma etapa que foca a luta da mulher por direitos iguais, além de orientar sobre os principais canais de denúncia para os casos de violência doméstica. “Essa história de que em briga de marido e mulher ninguém mete a colher é coisa do passado. Hoje em dia há muitos meios para se denunciar, a mulher está mais corajosa e tem mais ousadia em lutar pelos seus direitos”, expressou Vanda Sueli.

Conforme a defensora pública, a defesa dos direitos das mulheres e o combate à desigualdade de gênero deve ser permanente e não resgatado em apenas um dia ou mês especial, pois a reflexão e ação deve estar presente cotidianamente. “Que possamos chegar em um nível onde não vai mais haver 8 de março, pois todos os dias serão comuns, de direitos iguais e de muitos motivos para se comemorar na defesa pelos direitos da mulher”, conclui a coordenadora do NUDEM.

Institucional

Jornalismo Defensoria Pública-TOO segundo bloco da programação em homenagem às mulheres tem início nesta terça-feira, 8, em horário de atendimento. Por meio dela, diariamente, serão exibidos vídeos educativos, distribuição de folders e breves palestras nos halls de atendimentos na sede da Instituição em Palmas. O foco do vídeo trata sobre gratidão de todos pela mulher. Já as palestras e folders focam uma sensibilização sobre a violência contra a mulher. “As mensagens focam a mulher como um personagem de coragem, que conhece seus direitos, não aceita nenhuma forma de violência e usa a sua força para lutar”, adianta a defensora pública.

O terceiro bloco oferece programação na sexta-feira, 11. A Sexta Cultural da Mulher é um evento para exclusivo para as Servidoras da DPE-TO e oferece apresentação com o Coral Canto Nobre, palestra com nutricionista, apresentação de dança, minicurso de automaquiagem e minicurso de defesa pessoal.

O quarto e último bloco vai trabalhar a Comunicação Interna e objetiva integrar todas as regionais da DPE-TO. A proposta desta ação é provocar o público interno feminino a enviar fotos das mulheres Servidores, do grupo ou individual, com uma palavra ou frase que descreva a personalidade e o posicionamento do autor em relação à violência contra a mulher. Os servidores que quiserem participar devem enviar a foto e a frase para o email do Gestão de Pessoas (gestaodepessoas@defensoria.to.gov.br), que demandará à comunicação e publicação na Intranet.

Fonte: Jornalismo Defensoria Pública-TO

2023 - TocNotícias - Todos os direito reservados.