Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

MPE Intensificará Fiscalizações nas Escolas Públicas do Tocantins

Data do post: 14/03/2016 12:04:42 - Visualizações: (1029)

O aval para intensificação das fiscalizações do Ministério Público Estadual (MPE) nas escolas das redes municipal e estadual nas cidades do Tocantins foi dado na manhã da ultima sexta-feira, 11, pelo Procurador-Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, ao Coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (Caopij), Promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior, durante reunião que tratou de diversos assuntos, com foco em ações na área educacional.

Imagem por Ronaldo MittA qualidade do ensino público, por meio de vistorias nas unidades de ensino, é uma das linhas de atuação que o Caopij prioriza há mais de dois anos, mas em virtude da escassez de recursos, a frequência desse trabalho vem sendo comprometida. De acordo com Sidney Fiori, o resultado prático dessa atuação é positivo, pois baseado em diagnóstico produzido na vistoria, é proposto um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no qual se estipulam os deveres dos gestores e os respectivos prazos de cumprimento dos acordos, que variam, geralmente, de 30 a 60 dias.

“Nós avaliamos todo o sistema educacional, envolvendo estrutura, merenda escolar, transporte e formação pedagógica, entre outros aspectos. Isso reflete numa evidente melhoria, pois os gestores têm um tempo definido para efetivar as adequações apontadas, sob a pena de serem acionados judicialmente em caso de descumprimento”, afirmou o coordenador.

Uma lista encaminhada por Promotores de Justiça contendo 14 pedidos de fiscalização foi apresentada ao PGJ, Clenan Renaut de Melo Pereira; ao chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Francisco Rodrigues de Souza Filho; e ao Diretor de Planejamento, Marcos da Conceição. Também foi exposto o custo médio gasto em cada operação, entre diárias e consumo de combustível.

Com as justificativas apresentadas, também pelas analistas que desempenham, in loco, as inspeções, Clenan Renaut de Melo Pereira considerou de extrema importância esse tipo de atuação e determinou, de imediato, a disponibilização de suporte da diretoria de planejamento para atender à solicitação do maior número possível de municípios ainda este ano. “Apesar do contingenciamento do nosso orçamento, considero as fiscalizações da educação de extrema relevância social”, falou Clenan Renaut, exaltando o trabalho da equipe do Caopij.

Para subsidiar essas ações, Sidney Fiori sugeriu também a criação de um Grupo de Trabalho formado por Promotores de Justiça para discutir a implementação dos trabalhos, além da criação de seminários regionalizados envolvendo toda a comunidade escolar e gestores.

Participaram da reunião as analistas do Caopij Cleivane Peres, Mônica Brito e Silvia Albuquerque.

Vistoria Palmeirante

A cidade de Palmeirante, localizada na região norte do Tocantins, foi a última cidade a receber a fiscalização do Ministério Público, no mês de fevereiro. O disgnóstico revelou um quadro preocupante nas cinco unidades de ensino, das redes estadual e municipal, da área rural e urbana da cidade. As deficiências identificadas apontaram comprometimento na qualidade do ensino e foram tema da Audiência Pública, que culminou com a elaboração de um Termo de Ajustamento de Conduta, que está sendo pactuado entre a Prefeitura e o Ministério Público.

Fonte: Denise Soares/ Ascom MPE-TO

2023 - TocNotícias - Todos os direito reservados.