O olhar de crianças e adolescentes, o monitoramento e a incidência da sociedade civil sobre as políticas públicas, inspiraram a criação da nova identidade visual da organização não-governamental tocantinense Cedeca - Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone.
A nova identidade visual é guiada pela seguinte ideia “para debater o espaço do/a jovem dentro da sociedade precisamos do olhar deles e delas. Olhe com outros olhos”. O traçado sugere um desenho produzido à mão e reforça a presença de crianças e adolescentes como prioridade absoluta ao nortear todas as ações da organização. A cor amarela transmite a energia, criatividade e alegria do “ser” criança e da proposição dos/as adolescentes.
A nova identidade visual acompanha a repaginação do site institucional www.cedecato.org.br. A reconfiguração do site pretende facilitar o acesso aos conteúdos produzidos pela organização, incentivar a participação de adolescentes – com espaço exclusivo para o direito à expressão – e estimular denúncias de violações de direitos. A migração dos conteúdos acontece gradativamente e em breve todas as informações do Cedeca vão estar disponíveis para todos e todas.
A missão do Cedeca é a defesa intransigente dos direitos humanos de crianças e adolescentes e pretende ser uma organização reconhecida na defesa de meninos e meninas, como seres humanos, na sua totalidade, para que exerçam os seus direitos com dignidade em uma sociedade responsável e justa. O Cedeca Glória de Ivone atua no Tocantins desde 2007 e seu nome homenageia as militantes pelos direitos das crianças Glória e Ivone.
A nova identidade visual foi lançada no Encontro Intermunicipal de Adolescentes do Projeto Farol, no último sábado, 12, em Palmas.