A área da futura sede definitiva da Subseção Judiciária de Gurupi já está definida: o Loteamento Park Filó Moreira – local da antiga sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), situado na BR-153, na entrada do município.
Em parceria com a prefeitura de Gurupi, a Superintendência do Patrimônio da União no Tocantins fez a entrega da área de 4.302,76 m2 para a Justiça Federal. A solenidade aconteceu nesta sexta-feira (18) e reuniu dezenas de autoridades no Campos de Gurupi da Universidade Federal do Tocantins.
A diretora da Seção Judiciária do Tocantins, juíza federal Denise Drumond, explicou que a interiorização da justiça federal no Estado deu um importante passo em 2011, data da instalação da Subseção Judiciária de Gurupi, e "agora, já interiorizada, a Justiça Federal integrará esse importante conjunto de órgãos públicos". A Magistrada fez referência ao Loteamento Park Filó Moreira, com 140.000 m2, destinado pela prefeitura para ser um "complexo de órgãos públicos, o único da região Norte do País", conforme o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira.
O terreno foi divido em várias partes que irão abrigar as sedes dos seguintes órgãos: Subseção Judiciária de Gurupi; DNIT; Câmara dos Vereadores; Ministério Público do Trabalho; Ministério Público Federal; Fórum; Defensoria Pública; uma escola de tempo integral; e um conjunto habitacional com 500 apartamentos. (Samuel Daltan)