Diante de uma das maiores crises de escassez de água no País, o Governo do Tocantins comemora o Dia Mundial da Água (22 de março) executando obras que cada vez mais permitem aos cidadãos terem acesso ao produto, limpo, seguro e contínuo.
Desde o começo do ano passado, dezenas de municípios já foram beneficiados com investimentos executados por meio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS).
São diversos investimentos em infraestrutura e saneamento. Desde janeiro de 2015, quando o governo Marcelo Miranda assumiu a gestão do Estado, até agora, mais de 46 mil metros de extensão de rede de água tratada já foram implantados. E mais de 40 poços artesianos receberam manutenção. Essas obras beneficiam a população de 28 municípios.
Dentre os beneficiados com infraestrutura e serviços de melhorias, destaca-se Mateiros, um dos principais pólos turísticos do Brasil, localizado no Jalapão. A cidade recebeu 2.050 metros de extensão de rede, que, ao contrário que havia, agora leva água encanada e tratada para centenas de residências em vários setores. Paralelo a isso, a ATS ainda fez a reforma, a manutenção e a urbanização dos três poços artesianos e da Estação de Tratamento de Água (ETA), responsáveis pelo fornecimento à população.
O governo do Estado realizou ainda, em Mateiros, a reforma completa dos reservatórios de 300 mil litros e de 75 mil litros e instalação de 708 hidrômetros. Os investimentos chegam a R$ 540 mil.
Mais investimentos
De acordo com o diretor de Produção da ATS, Arlindo Lopes, dezenas de novos investimentos serãoentregues à população tocantinense ainda este ano. Além da manutenção nos poços artesianos já em funcionamento, mais 80 poços serão abertos e entregues com o sistema de captação. Outros 80 mil metros de extensão de rede também serão implantados. A licitação para a execução dessas obras está prevista para acontecer no dia 8 de abril.
“Esses investimentos têm contribuído consideravelmente para melhoria da qualidade de vida do povo tocantinense. Estamos fazendo o que nos compete, mas diante da escassez de água que aflige, não só Tocantins, é importante que todos se eduquem quanto ao uso correto desse valioso produto. O problema é de todos nós e não atinge só as famílias, mas as indústrias e a agricultura, o que pode acarretar impactos na economia como um todo”, destacou o presidente da Agência, Eder Fernandes.