Não é novidade o surto de doenças transmissíveis pelo mosquito Aedes aegypti em todo o país. No Tocantins a situação não é diferente. O Aedes aegypti pode transmitir doenças como a dengue, a Zica e a Febre de Chikungunya.
Por isso, o Sistema Fecomércio Tocantins vem realizando ações de orientação e combate a este mosquito nas suas unidades em todo o Estado. Além disso, a Fecomércio orienta a todos os empresários para que na próxima sexta-feira (25 de março), data em que as empresas estarão fechadas, aproveitem o dia para vistoriarem suas casas e empresas no intuito de diminuirmos os focos do mosquito.
Segundo o presidente do Sistema Fecomércio, Itelvino Pisoni, é importante o engajamento de toda a população. “Nós empresários devemos nos preocupar também com este problema que são os surtos dessas doenças. Podemos aproveitar o dia de folga para procurarmos possíveis criatórios e vasculharmos os terrenos e quintais de nossas casas e empresas, para não termos água parada em nenhum lugar e com isso, não facilitar a proliferação desse mosquito que tem alterado a rotina da nossa sociedade. É dever de todos este combate”, explicou.
Assinatura de Convênio
O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), promoveu ontem, 22 de março, na sede da CNC em Brasília, a assinatura de um convênio para o combate ao Aedes aegypti com as principais entidades da hotelaria no País. “Esse convênio vai incentivar o engajamento do setor hoteleiro nas práticas de contenção do Aedes aegypti. A campanha nasceu de uma iniciativa de sucesso do Departamento Nacional do Sesc, já implementada em mais de mil unidades do Sesc e do Senac, em todo o País”, afirmou o presidente do Cetur, Alexandre Sampaio.
Sob o mote “Não deixe o mosquito bater ponto aqui”, a campanha será promovida pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), pela Associação Brasileira de Resorts (ABR) e pela Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS) e pretende alcançar toda a rede hoteleira nacional. O presidente Itelvino Pisoni esteve na reunião.
Fechamento das empresas
De acordo com a cláusula 26ª da Convenção Coletiva de Trabalho 2015/2016 foi acordado entre sindicatos laborais e patronais do comércio que no dia 25 de março (Paixão de Cristo – data religiosa) é vedada a abertura das empresas. O documento está disponível no site da Fecomércio: www.fecomercioto.com.br, no link: “Convenção Coletiva”.