A aula inaugural do Curso de Formação em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) do Corpo de Bombeiros do Tocantins aconteceu na manhã desta segunda-feira, (28), na sede na Academia de Bombeiros.
O objetivo é especializar os militares em APH para atender a demanda dos chamados dessa natureza que hoje representam cerca de 65% das ocorrências atendidas pela corporação em todo Estado.
“Nosso objetivo é capacitar os militares, principalmente aqueles que estão nas viaturas de resgate e torná-los especialistas em atendimento pré-hospitalar. Deste curso sairão bombeiros que se tornarão multiplicadores de conhecimento capazes de instruir outros militares em sua localidade de atuação”, explicou um dos coordenadores da formação, major Tiago Franco.
Na totalidade participam 27 bombeiros e um policial militar. O curso tem uma carga horária de 156 horas entre aulas teóricas e praticas e estágios nas viaturas. “O objetivo é passar todos os bombeiros pela sala de aula novamente e especializar no atendimento. Neste caso específico, aprofundando conhecimentos na área de APH, para que o nosso trabalho reflita em qualidade no atendimento à sociedade”, explicou o comandante geral coronel Dodsley Yuri Tenório Vargas.
Novos Cursos
Durante este ano o Corpo de Bombeiros ainda irá realizar cursos nas áreas de incêndio urbano, mergulho, busca terrestre e instrutor de APH. Outros como salvamento veicular e perícia de incêndio, também estão previstos para acontecer, mas ainda não tem data definida.