Aconteceu na manhã, desta segunda-feira, 28, no Auditório do Comando Geral da Polícia Militar, a aula inaugural para o Curso de Força Tática do 1º Batalhão da Polícia Militar, em Palmas. Ao todo, 20 policiais militares participam do curso, que tem a duração de 340 horas/aula.
A Força Tática é uma equipe subordinada à Unidade Militar Operacional, e atende ocorrências de média complexidade por meio do patrulhamento ostensivo. O curso foi instituído através da instrução normativa nº 001/2015 que normatiza e padroniza a formação e atuação da Força Tática na Polícia Militar do estado do Tocantins.
O evento contou com a palestra do tenente coronel Wander Araújo Vieira, com o tema “Força Tática, uma opção eficaz na preservação da ordem pública”. O militar abordou sobre questões evolutivas da Polícia, competência e especialização de militares. “A Polícia não busca somente combater a criminalidade, mas também preservar a ordem pública, tendo, portanto, uma competência bem mais abrangente. Para isso, precisamos estar constantemente aprimorando nossas competências e habilidades na função”, disse.
Ao todo já foram realizados quatro cursos nas cidades de Palmas, Araguaína, Colinas e Araguatins, sendo capacitados 90 policiais militares. Dentre as disciplinas que serão ministradas no curso destacam-se as de noções de distúrbios civis, direitos humanos na atividade policial, procedimentos e técnicas de abordagem, noções de orientações e sobrevivência no cerrado, dentre outras.
Para o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Glauber de Oliveira Santos, é notável a disposição dos militares em estarem sempre buscando qualificação técnica para atuar de maneira eficiente, acompanhando a evolução do procedimento padrão utilizado em todo o país.