Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Marcelo Miranda Dará Início à Revitalização do Projeto Rio Formoso

Data do post: 01/04/2016 10:23:52 - Visualizações: (1150)

O ministro interino da Integração Nacional, Carlos Vieira, fechou acordo com o governador Marcelo Miranda quanto à liberação de R$ 16 milhões, para dar início às obras de revitalização do projeto Rio Formoso.

 Pedro Barbosa / Governo do TocantinsO assunto foi tratado na tarde dessa quarta-feira, 30, durante reunião em Brasília, da qual participaram também as deputadas federais, Dulce Miranda e Josi Nunes; e o deputado federal, Lázaro Botelho.

O secretário de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Clemente de Barros, explicou que esse é um resultado do compromisso dessa gestão em gerir com seriedade os recursos federais. “O Estado tinha um convênio, no valor de R$ 116 milhões, firmado na gestão passada com o Ministério, que estava prestes a ser reincidido por problemas na execução. Desde o começo dessa gestão, o projeto Rio Formoso foi uma das prioridades, então nós recuperamos esse convênio, o que nos deu a oportunidade de ter acesso aos recursos”, enfatizou.

Além da revitalização do Rio Formoso, o governador Marcelo Miranda afirmou que o Estado quer ampliar os projetos de irrigação. “Nós estamos procurando alternativas para novos projetos, nós já temos em andamento aqui no Ministério outras propostas para financiamento de projetos de irrigação e estamos procurando alternativas para a liberação dos recursos. O ministro quer colaborar. Existem restrições orçamentárias e financeiras, mas há um compromisso de levar os projetos em andamento para frente”, afirmou o governador.

Projeto Rio Formoso

O projeto Rio Formoso é realizado na região sudoeste do Tocantins, no município de Formoso do Araguaia. Possui uma área total de 27.787 hectares, utilizando um sistema de irrigação de inundação e subirrigação, com produção de arroz irrigado (inundação), no período chuvoso (outubro a abril); soja, milho, feijão e melancia (subirrigação), no período seco (maio a setembro).

As infraestruturas de uso comum no projeto Rio Formoso (barragens, canais principais de irrigação e drenagem, sistema viário interno, etc.), que por questões legais são de domínio público, ficaram durante mais de 30 anos sem a necessitada manutenção devido à falta de uma política definida na época de sua implantação. Isso acarretou no desgaste destas estruturas, comprometendo o desempenho do projeto.

A revitalização do Rio Formoso visa restabelecer as condições originais das infraestruturas de uso comum, de forma que o projeto possa operar na sua plenitude. Após a recuperação, as responsabilidades pela administração, operação e manutenção do perímetro serão dos usuários por meio do Distrito de Irrigação, permitindo desta forma a sua emancipação.

Fonte: Jaciara França / Governo do Tocantins

2023 - TocNotícias - Todos os direito reservados.