A Polícia Militar reativou, nesta segunda-feira, 4, as ações desenvolvidas pela patrulha escolar, em Gurupi. A reativação da patrulha escolar se dá após a otimização do efetivo. A implantação de uma frente específica para as escolas é essencial para atingir os objetivos propostos pelo projeto das Redes Comunitárias de Segurança (RCS).
Este policiamento específico atuará como ferramenta de apoio, sendo responsável pelo suporte às coordenações disciplinares constituídas nas escolas, a partir das metodologias específicas. Para Sara Carvalho, supervisora de ensino da Rede Municipal, “com as ações dos policiais militares dentro da escola a postura positiva dos alunos melhora e também nos auxilia na segurança interna e externa dos discentes e funcionários”, ressaltou.
O comprometimento na segurança dos alunos, professores, funcionários e instalações dos estabelecimentos é o escopo do projeto que tem como meta a redução e até mesmo a extinção dos diversos problemas encontrados nas unidades escolares.
O conceito de patrulhamento escolar vai além da simples ronda aos estabelecimentos de ensino nos horários de entrada e saída dos alunos, consistindo também em visitas periódicas a esses estabelecimentos, obedecendo a um cronograma próprio que visa estruturar a rotina de trabalho.
De modo que, cada escola seja alvo de atendimento pelo menos uma vez por semana, o contato é feito pelo militar com a direção da escola, visando transmitir uma sensação de segurança e proteção, estreitando assim os laços entre a Polícia Militar e a comunidade escolar.
“Com a presença da Polícia Militar nos sentimos mais seguros e a presença da patrulha escolar vem reforçar a segurança e a formação dos alunos”, disse Dalília Arantes, assessora de supervisão, gestão e formação da Diretoria Regional de Educação de Gurupi.