O Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Tocantins (PM), coronel Glauber de Oliveira Santos, e o Chefe do Estado Maior (CHEM), coronel Edvan de Jesus Silva, receberam nesta quarta-feira, 06, a visita de cortesia do tenente-coronel da Guarda Nacional Republicana de Portugal (GNR), Paulo Fernando Violante Oliveira cujo objetivo era conhecer a estrutura da instituição, formação militar e modelo de gestão.
Durante o encontro, os presentes conversaram sobre as diferentes realidades latino-americanas e europeias em se tratando de segurança pública, bem como compartilharam os pontos comuns na gestão da formação dos policiais militares.
Conforme o tenente-coronel da GNR, Paulo Fernando, seria de grande interesse de sua entidade firmar acordo de cooperação para o desenvolvimento de projetos e troca de experiências na formação do efetivo, promovendo uma espécie de intercâmbio entre as instituições, como é feito com outros países.
Para o Comandante Geral da PM, coronel Glauber de Oliveira Santos, receber a visita do membro da GNR é motivo de grande satisfação na medida em que é possível essa troca de informações e compartilhamento de conhecimentos de um contexto social que teve êxitos em muitas vertentes.
Ao final da visita, o membro da GNR, o Comandante Geral e o CHEM acenaram com a possibilidade de retomar as conversações para uma futura parceria.
Saiba mais
A Guarda Nacional Republicana é uma força de segurança de natureza militar, constituída por militares organizados num corpo especial de tropas e dotada de autonomia administrativa, com jurisdição em todo o território nacional de Portugal e no mar territorial. Equivale à Polícia Militar no Brasil.