Com o objetivo de reforçar o contingente de militares e acelerar o atendimento operacional, além de obter uma resposta mais enérgica no desenvolvimento das ações operacionais, que a Polícia Militar instituiu ações de policiamento da Força Tática, em Gurupi.
A Força Tática é um grupo subordinado diretamente ao comando do 4º Batalhão tendo a missão de realizar o policiamento ostensivo de média complexidade, além de atuar em ocorrências que fujam do cotidiano. O comandante da unidade poderá fazer o rápido emprego dessa equipe em ocorrências de vulto, prevenção nas áreas de maior vulnerabilidade, de acordo com a análise das “Zonas Quentes de Criminalidade – ZQC´s”, devidamente mapeada, atendendo às demandas de forma estratégica.
As ações da Força Tática se iniciam após a realocação dos militares do GIRO Grupo de Intervenções Rápidas Ostensivas (GIRO), onde os policiais militares foram efetivados para serem empregados no reforço operacional.
Para a comerciante, Ana Maria da Silva, a ação da Polícia tem sido efetiva, pois aumentou em mais de 90% a sensação de segurança, o que beneficia os alunos de uma universidade e seu comércio, que fica nas imediações da instituição. “Estamos muitos satisfeitos com o policiamento, a viatura está sempre fazendo ronda por aqui”, disse.
Para o comandante do 4º Batalhão, major Flávio Santos Brito, com o emprego da Força Tática será possível à melhoria na prevenção e repressão a determinados delitos a partir deste reforço operacional. “Vislumbramos a redução dos índices criminais e consequentemente, a promoção da melhoria de qualidade crescente da segurança pública em Gurupi e região”, enfatizou o comandante.