Na manhã da ultima sexta-feira, 08, homens e mulheres se reuniram no auditório do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) para acompanhar palestra e obter mais esclarecimentos sobre o câncer, com o médico mastologista Dr. Nilo Coelho.
No evento, o tema central foi câncer de mama, doença silenciosa, que acomete ambos os sexos e que segundo o especialista, com base em dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a estimava é que surjam cerca de 57.960 novos casos, no país.
Já no Tocantins, a previsão é de 180 novos registros. Diferente da estimativa nacional, a maior incidência da enfermidade, aqui no Estado, ainda é do câncer de colo uterino, o que não diminui a preocupação com os cuidados da mama.
Conforme avalia o superintendente de Gestão Ambiental do Instituto, Natal César Alves de Castro, a programação do projeto Cesta Ambiental atende as expectativas da Agenda Ambiental do Naturatins (A2N). “A cada evento percebemos o interesse crescente dos nossos servidores em participar, ter conhecimento dos assuntos tratados, para melhoria de seu desempenho e qualidade de vida profissional. Como na palestra do doutor Nilo, que além de expor o tema, respondeu aos questionamentos do público”, e ainda complementou, “outro exemplo, é a apresentação do panorama de atividades realizadas em 2015 pela equipe do Escritório Regional de Arapoema, que compartilhou conosco, o resultado de importantes ações, firmadas nas diretrizes e contribuições de nossos setores, aqui na sede”, destacou.
Para o médico mastologista, Dr. Nilo Coelho, eventos como esse proporcionam resultados positivos. “Os esclarecimentos de forma geral, quanto a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, alertam que o câncer, como por exemplo, o de mama, tanto pode ocorrer em homens quanto em mulheres. Outro fator que buscamos esclarecer é que essa é uma doença que não tem relação com existência de outros casos na família”, comentou o especialista.
O supervisor do Escritório Regional do Instituto em Arapoema, Kesley Carvalho, que veio com a educadora ambiental, Diane Monteiro, apresentar o balanço das atividades da equipe no ano de 2015, falou da expectativa para esse ano. “Todos os resultados alcançados é reflexo da parceria que temos com as equipes, daqui da sede. A nossa perspectiva não é elevar números, mas os resultados positivos, com a redução de ocorrências, a partir da continuidade do processo de conscientização e educação ambiental, nos municípios que estão sob nossa responsabilidade”, pontuou.
A2N
A Agenda Ambiental do Naturatins (A2N) desenvolvida sob as diretrizes da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente (MMA) prevê, entre seus eixos, a qualidade de vida no ambiente de trabalho. O objetivo de ambas as agendas ambientais é promover ações que possibilitem melhorar a satisfação do servidor tanto no âmbito do trabalho quanto na vida pessoal, com contribuições para o desempenho das atividades rotineiras, o que nesse evento se amplia a comunidade.