Foi realizado na ultima terça-feira, 05, na Câmara Municipal de Araguatins, o I Fórum de discussão sobre implantação de coleta seletiva em Araguatins.
O evento foi promovido pelo Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em parceira com a Prefeitura de Araguatins e apoio da Associação Industrial e Comercial de Araguatins (ACIAT). O Fórum reuniu representantes de vários seguimentos da sociedade: autoridades, comerciantes, catadores, representantes do SEBRAE, entidades financeiras e educacionais, estudantes, pesquisadores e comunidade em geral.
O evento é parte do projeto de pesquisa "Implantação de coleta seletiva no município de Araguatins possibilidades e desafios." Na ocasião, a servidora e pesquisadora do Campus Araguatins, Raimunda Vieira, apresentou a realidade do Campus Araguatins, que por meio de ações da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), realiza coleta seletiva há mais de um ano, destacou ainda a importância da participação dos catadores no processo de coleta seletiva bem como da participação massiva da sociedade nas ações voltadas para as questões ambientais. Destacou também que é o fundamental apoio que a Prefeitura de Araguatins tem dado para a implantação da coleta seletiva no município.
A secretária municipal de meio ambiente, Luana Cesar, reforçou o compromisso do prefeito municipal em doar uma área para a construção de uma sede da cooperativa ou associação de catadores de materiais recicláveis. Nesse sentido, o secretário municipal de administração, Josenildo Marques, pontou a necessidade da coleta seletiva no município, tendo em vista a iminência do funcionamento do aterro sanitário.
A diretora de ensino do Campus Araguatins, Lucinalva Ferreira, representante do diretor-geral da unidade de ensino, no evento, enfatizou a relevância da atuação dos alunos como multiplicadores das ações em favor das causas ambientais.
Durante o Fórum foi aberto um espaço para debate, no qual a catadora, Maria da Paz, falou das dificuldades enfrentadas pelos catadores em Araguatins para realizarem seu trabalho.
Ao término do evento, foi acordado que a equipe responsável pelo projeto discutirá as ideias apresentadas no decorrer do Fórum e, estudará as ações que devem ser adotadas para que a coleta seletiva seja uma realidade no município de Araguatins.