Com o objetivo de avançar nas negociações para a demarcação dos limites territoriais entre o Tocantins e a Bahia, representantes do governo dos dois estados, reuniram-se nos dias 7 e 8 deste mês, para definir ações que possibilitem a demarcação da linha divisória entre Tocantins e Bahia.
O encontro foi liderado pelos procuradores-gerais do Tocantins e da Bahia e acompanhado pelos técnicos de ambos os estados e pelo representante do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A reunião atendeu ao acordo firmado entre Tocantins e Bahia com o Supremo Tribunal Federal (STF).
Como resultado das negociações ficou decidido que, ainda no primeiro semestre de 2016, serão iniciados os trabalhos de campo para identificação dos aspectos históricos, econômicos, sociais, de conveniência administrativa e a dinâmica atual de ocupação territorial na área de divisa entre os Estados.
Participaram da reunião
Tocantins - Procuradoria Geral do Estado do Tocantins (PGE/TO), Instituto de Terras do Estado do Tocantins (Itertins), Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e da Pecuária (Seagro) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins).
Bahia – Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE/BA) e Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).