A 2ª Vara Cível de Palmas passa esta semana pela última etapa da implantação do Sistema de Gestão da Qualidade e certificação pela Norma ISO 9001. A auditoria de certificação é realizada por um organismo certificador especificamente contratado para este fim.
O trabalho está sendo conduzido pela Auditora Líder Arlete Martini, do Instituto Falcão Bauer, de São Paulo, um dos mais renomados do Brasil na emissão de certificados ISO 9001. A empresa foi contratada pelo Tribunal de Justiça do Tocantins para fazer a auditoria externa no Sistema de Gestão da Qualidade na 2ª Vara Cível de Palmas.
“O que eu venho fazer aqui”, disse Arlete Martini, “é ver se o que foi implantado está conforme a norma. É uma auditoria de certificação da conformidade do sistema em relação a essa norma e aos procedimentos desenvolvidos pela Vara Cível”.
No primeiro dia da auditoria externa houve uma reunião de abertura com a participação do juiz Luis Otávio de Queiroz Fraz, titular da 2ª Vara Cível de Palmas,e toda sua equipe. Na sequência foram auditados os processos referentes à prestação jurisdicional na serventia.
O responsável pela Coordenadoria de Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça do Tocantins, José Paiva, que prestou consultoria para a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, disse que “após essa auditoria esperamos a emissão de relatório recomendando a certificação. Isso significará que tivemos sucesso no nosso objetivo”.
Segundo Paiva, a auditoria externa é importante para a gestão porque indica oportunidades de melhoria e também avaliação do estágio da qualidade no órgão que está sendo auditado.