Reunidos desde o dia 11 de abril, em Natividade, região sudeste do Estado, inspetores da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) encerraram nesta sexta-feira, 15, reunião técnica que culminou na elaboração de um manual de padronização de blitz, que norteará as ações da Agência neste tipo de procedimento.
O manual de blitz tem como objetivo disciplinar o trânsito zoofitossanitário e de insumos agropecuários, visando proteger o estado do Tocantins da entrada, estabelecimento e disseminação de pragas e doenças, além de assegurar a saúde pública e o bem-estar animal.
De acordo com a gerente de Inspeção Animal da Adapec, Joseanne Cademartori houve uma dedicação especial dos inspetores e da direção da Adapec, na elaboração do documento que seguirá agora para aprovação do presidente. “Cumprimos todos os objetivos propostos para esta reunião, com a elaboração deste manual que consideramos ser primordial para o trabalho de fiscalização ao trânsito clandestino de produtos de origem animal e vegetal,” disse Joseanne.
O presidente da Adapec, Humberto Camelo esteve presente na reunião técnica e ressaltou a importância deste manual para as ações de fiscalização da Agência. “Trabalhamos para assegurar que a defesa, sanidade e qualidade dos nossos produtos de origem animal e vegetal estejam nas normas legais. Este documento contribuirá bastante para a padronização de nossas ações em blitz fiscalizatórias e educativas”, disse o presidente.
Segundo proposta de manual, serão realizadas anualmente três blitz simultâneas em pontos estratégicos, nas onze regionais da Adapec e, mensalmente, cada regional realizará mais uma ação pontual. Estas blitz irão fiscalizar todos os tipos de trânsito de produtos de origem animal e vegetal.
A reunião contou com a participação da Polícia Militar que contribuiu no debate sobre técnicas corretas e seguras de abordagem.