O governador Marcelo Miranda entregará neste sábado, 16, a partir das 11 horas, a reforma do Hospital Regional de Augustinópolis, unidade referência para atendimento de 25 municípios do extremo norte do Tocantins e comunidades do Maranhão e Pará.
Na reforma, foram investidos R$ 4.917.938,13, que contemplaram os blocos do Pronto-socorro, Observação, Centro Cirúrgico, Internação, Enfermarias, Raio-X, passarela/interligação, farmácia, além de terem sido renovadas todas as instalações elétricas do prédio.
No local, continuam sendo realizados os serviços de construção do bloco da Área Administrativa, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e maternidade, que vai contar com quatro pavimentos, entre eles um Centro de Parto Normal. Esses serviços estão orçados em R$ 19.065.057, possibilitando a ampliação de 82 para 200 no número de leitos distribuídos em uma área de construção de 7.561,55 metros.
A reforma do hospital havia sido iniciada em 2013 e exigiu a descentralização de serviços para liberação de áreas impactadas pelas obras. Em razão disso, parte dos atendimentos do hospital funcionavam nos municípios de Araguatins, Augustinópolis e Axixá do Tocantins até dezembro de 2015.
Entre os serviços oferecidos pelo hospital e que voltaram a ser concentrados no prédio estão: pediatria, clínica médica, clínica cirúrgica, ortopedia, ultrassonografia, ecocardiograma, ginecologia e obstetrícia, mamografia e raio-x.
Conforme explica o secretário do Estado da Saúde, Marcos Musafir, trata-se de uma estrutura renovada e dentro de todos os padrões exigidos pela legislação hospitalar, visando o melhor atendimento à população e a melhor acomodação de serviços e profissionais de saúde.