A partir do dia 5 de maio irá ao ar o Repórter Justiça, programa televisivo a ser veiculado pela Fundação Radiodifusão Educativa do Estado do Tocantins, Redesat.
A proposta resulta da assinatura do Termo de Cooperação Técnica, realizada pelo governador Marcelo Miranda o presidente do TJTO, o desembargador Ronaldo Eurípedes, e a presidente da Redesat Valéria Kurovski. A assinatura foi no Gabinete do Governador na manhã desta sexta-feira, 15.
Marcelo Miranda justificou a importância da assinatura do Termo, ressaltando os resultados a serem alcançados pela veiculação do Programa, especialmente no processo de exercício da cidadania. “Essa parceria oficializa o comprometimento com uma oferta de um bem imaterial de valor incontestável: a informação judiciária”, disse.
“O Repórter Justiça será um canal de aproximação dos tocantinenses com as questões e ações do Tribunal de Justiça”, destacou. Segundo o desembargador, o programa atuará como um instrumento de aproximação dos cidadãos ao Judiciário. Suprirá a necessidade de informação para a tomada de decisões, exigida pela sociedade moderna.
Marcelo Miranda destacou, ainda, que o acordo representa um novo capítulo na história do Tocantins, uma vez que marca o envolvimento direto entre os poderes Executivo e Judiciário, respeitando a interdependência entre os mesmos. “Retrata a união de forças. É a prova de que, com bons parceiros é possível, sim, fazer muito além do que podemos realizar sozinhos”.
Compactuando com o pensamento expressado pelo governador, o presidente do Tribunal de Justiça disse que a própria Constituição Federal incentiva o envolvimento e a integração entre os poderes: “estamos exercendo a harmonia entre os poderes, recomendada pela Constituição”.
Parceria
De acordo com Valéria Kurovisck, a parceria autoriza o Tribunal de Justiça a produzir telejornais de até 10 minutos, a serem veiculados quinzenalmente às quartas-feiras, às 13h. O programa será composto por notas, matérias e entrevistas jornalísticas. Além de abordar as decisões tomadas em 1ª e 2ª instâncias, se propõe a esclarecer sobre termos e ações referentes a iniciativas e temas que sejam de interesse da sociedade.