O projeto de Lei de autoria da Deputada Estadual Vanda Monteiro (PSL) que dispõe sobre a importância da comunicação aos pais e responsáveis sobre a ausência dos alunos nas escolas públicas do Tocantins foi apresentado durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa dessa terça-feira,12.
De acordo com a parlamentar, a escola tem um papel fundamental no apoio às famílias e que este projeto será mais um braço no combate a evasão escolar. “Esses alunos faltosos serão os que apresentaram maior dificuldade no processo de ensino e aprendizagem e que precisam ser acompanhados com mais atenção”, destacou Vanda Monteiro
Ainda segundo a deputada, a educação é base do desenvolvimento da sociedade e os alunos e alunas do Tocantins necessitam de um ensino que vá além do conteúdo dos livros.
“Vamos ter zelo e um cuidado especial ao saber onde estão os alunos quando faltam as aulas e porque estão fora da escola. É agir diretamente no problema”, completou.
Requerimentos: Ensino e infraestrutura
Ainda durante a sessão de terça, a deputada apresentou à Assembleia Legislativa quatro requerimentos que pretendem beneficiar diversas regiões do Estado.
Na área da educação foi solicitado a Secretaria de Educação, Juventude e Esportes a inclusão do ensino médio no Distrito de Buritirana.
Vanda Monteiro justificou o requerimento afirmando que muitos alunos não ingressaram no ensino médio por não ter condições financeiras para custear o deslocamento até a escola mais próxima que fica localizada em Taquaruçu.
“A Lei é clara ao afirmar que todo estudante tem o direito de ser matriculado em uma unidade escolar próxima de casa. Vamos discutir junto com a Seduc essa demanda” pontuou.
Na infraestrutura a deputada apresentou três requerimentos que solicitam a Secretaria Estadual da Infraestrutura, Cidades e Habitação o patrolamento do trevo entre a TO-020 e a TO-245. Conclusão da pavimentação asfáltica da TO-432 e o recapeamento da TO-030, no trecho que liga o Distrito de Buritirana e o município de Lagoa da Confusão.
Homenagem
A deputada apresentou ainda uma moção de aplausos à cidade de Lagoa do Tocantins pelo aniversário de 27 anos de emancipação política, comemorado no último dia 09.