Teve início nesta terça-feira, 19, no auditório da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Tocantins (SSP), a Etapa Teórica do Treinamento periódico para habilitação dos pilotos do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER).
O curso segue até esta quarta-feira, 20, e é uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Nesta primeira etapa, serão estudados conteúdos como Apresentação da aeronave, estrutura, transmissão, rotores e equipamentos, funcionamento normal e anormal dos sistemas; Performance/desempenho, preparação e controles de voo; Procedimentos de emergência; Condições especiais para helicópteros equipados com sistemas de voo eletrônico por instrumento e Ações, condições e precauções para pouso restrito.
Posteriormente deverá ocorrer a Etapa Treinamento Prático, em que cada piloto tem que voar duas horas com procedimentos normais, anormais e de emergência. Além disso, esses profissionais são obrigados a estar com o Certificado Médico Aeronáutico (CMA) em dia.
Segundo o chefe de Supervisão de Instruções e Operações do CIOPAER, capitão Dennys Gomes Dalla,estão em treinamento sete pilotos da unidade e um piloto de outra Força da Segurança Pública Estadual. “Esse é um treinamento periódico, também requisito da ANAC para habilitação de pilotos. É de fundamental importância para relembrar nossos conhecimentos, ter segurança e proficiência dos procedimentos conduzindo aeronaves, melhorando, assim, a segurança das operações da Unidade. Isso nos garante ter sempre pilotos capacitados para cumprir as diversas missões que surgem para a Segurança Pública como um todo”, afirmou o capitão Dalla.