Os trabalhos do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul- Americanos e do Mercosul (UPM), sediada pela Assembleia Legislativa do Tocantins nesta sexta-feira, 22, abordaram políticas públicas para as áreas comerciais, sociais e educacionais, e projetos que podem beneficiar brasileiros que estudam na Bolívia e no Paraguai.
Liderada pelo presidente da UPM, deputado Rodrigo Minotto (PDT), que conduziu a reunião da Assembleia-Geral da UPM, a comitiva de parlamentares foi recebida pelo presidente da Casa, deputado Antônio Andrade (PHS), que destacou a importância da integração entre os países do Mercosul e do debate com vistas à implementação de políticas de desenvolvimento.
O vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS) também participou do encontro e comentou o interesse do Estado em estabelecer parcerias para fomentar projetos de industrialização da soja e sua exportação, bem como promover mudanças nas políticas de imigração e de legalização do visto para que estudantes brasileiros possam concluir seus estudos naqueles países.
O deputado Leo Barbosa (SD), vice-presidente da UPM, concorreu ao cargo de presidente da nova Diretoria do Conselho Fiscal do Bloco Brasileiro. A eleição interna realizou-se nesta sexta, às 15 horas. Além da eleição e da apresentação do calendário de atividades para 2019, a Assembleia Geral discutiu os relatórios administrativo e financeiro do Conselho Fiscal.
Também integram a Assembleia-Geral o coordenador do Bloco Brasileiro, Flávio Monteiro, e os deputados Altair Silva (PP-SC), Belarmino Lis (PP-AM) e Dermilson Chagas (PP-AM).