A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade o requerimento da Deputada Estadual Vanda Monteiro (PSL) que solicita a Secretaria de Segurança Pública o desmembramento da 5° Delegacia de Polícia Civil, localizada na região sul de Palmas. A aprovação aconteceu na sessão ordinária desta terça,26.
A deputada Vanda Monteiro comemorou o resultado afirmando que os deputados do Tocantins entenderam a importância da pauta voltada para proteção da mulher.
“Esse desmembramento vai possibilitar o atendimento especializado às vítimas de violência doméstica e familiar. Vamos combater essa prática criminosa e atender com mais atenção nossas mulheres”, comemorou.
A violência em números
Um levantamento feito pelo Datafolha, encomendado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública contabilizou, em 2018, que 536 mulheres foram agredidas no Brasil, isso a cada hora. Mais de 5 milhões sofreram agressões físicas.
Vanda Monteiro destacou que o atendimento especializado vai fortalecer o protagonismo feminino e empoderar as vítimas sobre seus direitos.
“É assustador saber que mais de 500 mulheres são vítimas de algum tipo de agressão, isso por hora, em nosso país. Nossa missão, frente a este parlamento, é propor leis e apresentar requerimentos que respondam às questões sociais”, destacou Vanda Monteiro.
Mais requerimentos
Ainda durante sessão desta terça,26, a Câmara dos Deputados aprovou mais dois requerimentos da Deputada Vanda Monteiro que solicitam, ao Governo do Estado, a implantação de uma unidade do É Pra Já em Palmas e outra em Augustinópolis.