Evento aconteceu no ultimo dia 22 de Fevereiro e contou com a participação do Prefeito Dr. Nelson Horácio acompanhado dos secretários de Governo, além dos vereadores Edidacio Lopes, Elias Pastinha e Cafimfim.
A penúltima semana do mês de Fevereiro foi de mais uma comemoração na Gestão do Prefeito Dr. Nelson Horácio com a inauguração de uma sala totalmente equipada e preparada para a realização de Eutanásia em Cães. A sala foi montada no próprio prédio que é sede do Setor de Endemias do município localizado na Rua 08 de Outubro no centro da cidade.
A Sala de Eutanásia faz parte do conjunto de estratégias de enfrentamento e controle da Leishmaniose visceral no município, com estrutura física, compatível e adequada para realização da eutanásia em cães, visando a redução dos índices de calazar em humanos e animais por questão de saúde pública.
O evento contou com a presença do prefeito Dr. Nelson Horácio que esteve acompanhado de secretários de governo, além de servidores da saúde e pessoas da comunidade em geral, compareceram ainda os vereadores Edidacio Lopes, Elias Pastinha e Cafimfim.
Na ocasião a veterinária do departamento de Zoonoses realizou uma palestra explicando para os participantes a importância da sala e como esta funcionará. “O município preconizou e priorizou a instalação e o equipamento de uma sala que atendesse as condições necessárias para a prática de eutanásia em cães, que são soro positivo confirmados através de exame de sorologia em teste rápido”, afirmou a médica veterinária do departamento de Zoonoses, Evilly Ferreira Geraldo.
“O município realizará a prática de eutanásia de forma humanitária, respeitando sempre a legislação”, enfatizou a secretária de Saúde, Soraya Fonseca.
“Nossa preocupação é promover uma saúde pública de qualidade para a população porto franquina, infelizmente os cães que forem detectados com calazar precisam passar pelo processo de eutanásia para proteger a população humana, mas priorizamos realizar o ato de reforma humanitária, respeitando sempre os órgãos fiscalizadores e os direitos dos animais, dentro dos padrões legais”, concluiu o prefeito Dr. Nelson.