Com a proposta de garantir o treinamento e a qualificação dos policiais civis do Estado, a Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Escola Superior de Polícia – ESPOL, iniciou nesta sexta-feira, 08, o III Curso de Operações Táticas Especiais, direcionada a nove integrantes do Grupo de Operações Táticas Especiais da Polícia Civil do Tocantins - GOTE.
O curso contará com 564 horas/aula, divididos em 45 dias. Para o secretário de estado da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, a importância da reciclagem e o aprendizado de novas técnicas e conhecimentos resultam numa melhor preparação do efetivo policial tocantinense. “Estes investimentos em qualificação além de manter nossos policiais mais capacitados, promovem a segurança dos tocantinenses, como também maior agilidade no combate à criminalidade”, ressaltou.
De acordo com a diretora da unidade capacitacional, a delegada Ludmilla Cristian Cesarino Barreto, a ESPOL é uma unidade estratégica responsável pelo recrutamento, seleção, formação, capacitação, pesquisa e extensão da Polícia Civil. “Teremos capacitações em diversos níveis, desde módulos de língua estrangeira como o inglês, manuseio de equipamentos visuais e de monitoramento, até cursos de operador aerotático e de condução de embarcação”, afirmou.
Ainda de acordo com a diretora, atualmente a ESPOL conta 23 cursos de capacitação que vão desde análise de dados, preservação de evidências, manuseio de explosivos, operações aéreas, direção evasiva e defensiva, entre outros.
A cerimônia foi encerrada com homenagem da Secretaria da Segurança Pública às mulheres da instituição, com apresentação da cantora Welliane Dourado, subtenente da Polícia Militar do Estado do Tocantins, acompanhada de integrantes da Banda de Música daquele órgão policial, na interpretação de repertório alusivo à data.