Na noite da última sexta-feira, 29, a 5ª CIPM mais uma vez realizou instrução simulada acerca do plano de cerco e bloqueio da Unidade, desta vez na área do 2º Pelotão de Ananás/TO.
A Polícia Militar do Tocantins, preocupada com as ações criminosas de roubos a instituições financeiras, principalmente a bancos, por quadrilhas intituladas “novo cangaço”, realiza em suas Unidades Militares o Curso de Cerco e Bloqueio Policial. Seguindo esse plano, a 5ª CIPM aplicou mais uma vez a instrução simulada na noite de ontem, 29, a militares da área de Ananás, região sensível a esse tipo de evento dentro da circunscrição da 5ª CIPM. O treinamento contou com o efetivo do 2º Pelotão de Ananás e apoio dos demais militares da UPM. O plano de cerco e bloqueio da 5ª CIPM constitui em diversas ações tomadas pela Unidade Policial quando do momento de eclosão de ocorrências de grande vulto, principalmente roubos a instituições financeiras. Durante o treinamento, são apresentadas as principais tomadas de decisões no momento em que ocorrências de Roubo a Instituições Financeiras acontecem bem como outro tipo de ocorrências de natureza semelhante.
As atividades são divididas em uma parte teórica e outra prática, onde é possível verificar, por meio de simulações, a rapidez e eficiência que é necessária para que consiga coibir ações criminosas dessa natureza. Os policiais militares foram colocados em diversas situações mais próximas da realidade possível. Essas atividades são muito importantes para que a tropa sempre fique alerta e preparada quanto a possíveis incidências de crimes contra instituições financeiras que tem sido comum no Estado do Tocantins e possa proteger os munícipes de Tocantinópolis e região.
No ano passado, o mesmo treinamento já foi aplicado na sede da 5ª CIPM em Tocantinópolis e na área do 3º Pelotão em Aguiarnópolis. Assim, todo efetivo da unidade já passou por esse tipo de treinamento.