O Grupo de Apoio Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual (MPE), em ação conjunta com a Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFVA) empreenderam investigação, no mês de março, que resultou na prisão em Belém (PA), de três pessoas acusadas de integrar uma quadrilha que furtava veículos de locadoras.
As investigações tiveram início a partir de um golpe aplicado em uma empresa de Palmas.
Na capital, o golpe foi aplicado no dia 14 de março, quando três criminosos realizaram a locação de três veículos modelo Fiat Toro, feita mediante pré-reserva por meio da página da empresa. Para a retirada do veículo, os investigadores descobriram que os criminosos cooptavam pessoas e utilizavam seus documentos pessoais para as transações, e que estas recebiam dinheiro pra participar do esquema. Após alugar os veículos, os membros da organização criminosa desativaram o sistema de monitoramento e rastreio dos mesmos e o levaram para o estado do Pará, onde adulteraram suas características e sua documentação.
Após investigação e localização dos veículos, o Gaeco e a Polícia Civil entraram em contato com a Polícia Militar de Belém, que atendeu à solicitação e efetuou a prisão dos criminosos, flagrados a bordo de um dos veículos. Posteriormente, com base nos depoimentos, foi encontrado o segundo veículo, desta vez, na cidade de Marabá, também no Pará.
As investigações continuam para localizar o terceiro veículo e prender os demais membros da organização.