Em continuidade aos trabalhos realizados para fomentar a atividade pecuária, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) realizou nos dias 11, 12 e 13 de abril, diversos eventos dentro da Feira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins (Agrosudeste), em Dianópolis.
Representando o secretário da Agricultura César Halum, o diretor de administração e finanças, Ézio Silva, ressaltou a importância da feira para e região e Estado, destacando a difusão de tecnologias através da realização de dias de campo e diversos cursos, mostrando ao público presente as várias possibilidades de qualificar a atividade agropecuária.
De acordo com a técnica da Seagro, a médica veterinária Érika Jardim, que também participou da Agrosudeste, os eventos foram direcionados para pecuária de corte. “Entre os trabalhos desenvolvidos, tivemos um dia de campo sobre bovinocultura com atividades de Pastejo rotacionado e Integração de Pecuária e Floresta, e ainda o Circuito Tocantins de Pecuária Sustentável, com realização de palestras objetivando levar informações e inovações tecnológicas ao público. Ao todo foram capacitadas mais de 200 pessoas, entre técnicos, estudantes e pecuaristas".
Outra ação importante,destacada pelo zootecnista da Seagro, Nicolau Muzzi, foi o I Feirão de Touros Pró-Genética de Dianópolis, que contou com a participação de 24 animais registrados, das raças Nelore e Tabapuã, e com exames andrológicos positivos. O evento resultou na comercialização de 17 animais, ao preço médio de R$ 6,9 mil.
As atividades foram realizadas em parceria com Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Empresa Brasileira de Pesquisa Aplicada (Embrapa) e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).