Curso é uma realização da Escola Superior de Polícia Civil (ESPOL) e do Grupo de Operações táticas Especiais (GOTE) da Polícia Civil do Tocantins.
Mais nove policiais civis do Grupo de Operações Táticas Especiais – GOTE do órgão de segurança estadual fazem parte agora do seleto grupo coteano, nomenclatura atribuída aos capacitados em Curso de Operações Táticas Especiais – COTE, após 45 dias de intensos trabalhos técnicos e táticos, realizados pela unidade policial civil em parceria com a Escola Superior de Polícia do Tocantins (ESPOL). Os integrantes receberam certificados durante solenidade de encerramento do III COTE, no início da tarde desta terça-feira, 23, na sede da ESPOL.
O objetivo principal do curso foi o nivelamento dos policiais civis integrantes do Grupo de Operações Táticas Especiais e teve como abordagens, dentre outras, operações aquáticas, rapel, escalada, sobrevivência e combate na mata, progressão em área de risco, luta, tiro tático, explosivos e gerenciamento de crise.
A turma, que homenageou o delegado aposentado João Luís Pompeu de Pina, teve como patrono o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos, representado no ato por seu chefe de gabinete, Carlos Antonio da Costa Júnior, e como Paraninfa a deputada estadual Luana Ribeiro. Além do titular da SSP, Cristiano Sampaio, participaram ainda do evento e da mesa de honra o delegado-geral de Polícia Civil, Rossílio Correia, a diretora da ESPOL, delegada Ludmila Cesarino, e o instrutor do GOTE, Ariston Ribeiro.
Em seu discurso, a deputada agradeceu o convite e pontuou a importância das instituições de segurança pública para o bem comum. “Como deputada eu não apoio só o GOTE, mas também a Policia Civil e a PM, e não é para colher seus votos, mas porque eu sei o quanto vocês são importantes para a sociedade. É para ter uma sociedade protegida, porque eu também moro no Tocantins, e eu quero que esse Estado seja abençoado, forte e seguro”, frisou.
O secretário da SSP, Cristiano Sampaio, deixou evidente o respeito que tem pelo GOTE e parabenizou os formandos pela determinação. “É uma grande conquista para todos, com o conhecimento adquirido pelos formandos podemos melhorar nossas técnicas de segurança, oferecer maior tranquilidade e confiança à população tocantinense, envidando todos os esforços no combate incansável da criminalidade”, destacou.