O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha e representantes do órgão no interior do Estado buscam a padronização das ações de defesa sanitária animal e vegetal.
Com o objetivo de padronizar as ações de defesa sanitária animal e vegetal no Tocantins, delegados e inspetores regionais da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) estão reunidos em Palmas, desde esta terça-feira, 23 até esta quarta-feira, 24, para debaterem o sistema de defesa e traçarem um planejamento das atividades a serem executadas pelo órgão.
A reunião técnica foi convocada pelo presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha para traçar metas observando as demandas de cada uma das 11 regionais. “A Adapec é um órgão estratégico para o setor produtivo agropecuário do Tocantins e estamos presentes nos 139 municípios do Estado, por isso, reunimos os delegados e inspetores nestes dois dias para avaliar a situação de defesa sanitária em cada regional, apresentar a situação atual do órgão e elaborar algumas ações para estas regiões” destacou Alberto.
O presidente também destacou que pretende intensificar o trabalho de fiscalizações nas fronteiras do Estado para preservar o status sanitário do Tocantins contra doenças que acometam os animais e as plantações.
A reunião aconteceu em dois módulos: descentralizadas por área animal e vegetal e em conjunto. Entre os pontos abordados estão: Plano de ação no serviço de defesa sanitária; realização de seminários nas regionais sobre a retirada da vacina contra aftosa, participação na Agrotins e abertura da campanha de vacinação contra aftosa; participação e discussão na elaboração do Plano Plurianual; apresentação dos programas sanitários animal e vegetal; construção de calendário de recebimentos itinerantes de embalagens vazias de agrotóxicos, entre outros.
Reunião no Mapa
Também nesta quarta-feira, 24, uma reunião no auditório da Superintendência Federal da Agricultura com o Comitê Estadual de Sanidade Avícola (Coesa), onde a Adapec participa por meio do Programa Estadual de Sanidade Avícola (Pesa).