Durante 24 horas o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) mobilizou o total de 74 militares, 31 viaturas e duas embarcações para desempenhar atividades na Operação Tiradentes Adsumus. Os trabalhos foram realizados, simultaneamente, em vários estados do país e no Distrito Federal (DF) com o intuito de mostrar à população as tarefas realizadas pelas forças militares estaduais e dar maior segurança a todos.
No Tocantins, a operação foi realizada em Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Araguaína, Colinas, Araguatins, Gurupi e Dianópolis. Segundo o relatório final das atividades, as equipes receberam o total de 313 ligações pelo telefone 193, realizaram 52 vistorias, atenderam 25 ocorrências de atendimento pré-hospitalar, oito de salvamento e duas de incêndio.
De acordo com o comandante operacional da instituição, major Cleber José Borges Sobrinho, os trabalhos trouxeram um prognóstico do que pode ser desempenhado em ações futuras. “A operação nos mostrou índices, principalmente referentes às variáveis de quantitativo das formas em que estamos atuando, relacionando o nosso efetivo e viaturas à melhor forma de distribuição”, afirmou.
Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Reginaldo Leandro da Silva, a iniciativa é importante, pois todas as frentes de serviço estão voltadas para o combate à criminalidade. “Lidamos, principalmente, naqueles lugares que, sabidamente, são de crimes e atuamos por meio do nosso poder de interdição. Esse trabalho conjunto, com certeza, dá à sociedade maior sensação de segurança e mostra um pouco dos trabalhos que são realizados pelos órgãos de segurança pública”, disse.
Operação Tiradentes
A Operação Tiradentes Adsumus, do latim “aqui estamos”, é realizada há três anos sob a coordenação do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (CNGC), com o intuito de mostrar a capacidade e a dimensão de um dia de atuação dos militares estaduais e sua importância na manutenção da tranquilidade e segurança pública.