Estudantes da Escola Adventista de Palmas conheceram o Projeto Inspetor Júnior e como consumir produtos de qualidade. Também foi realizada uma palestra sobre achados em frigoríficos.
A manhã desta sexta-feira, 10, foi especial na Escolinha da Adapec, na Agrotins, que recebeu um público infantil de 80 alunos da Escola Adventista de Palmas. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os serviços dos médicos veterinários da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), especialmente o Projeto Inspetor Júnior.
A gerente de Educação Sanitária da Adapec Michelly Shuailla explicou às crianças os riscos de consumir produtos de origem animal sem inspeção e mostrou a eles os selos que tem nos produtos que pode atestar que ele é confiável para o consumo.
Bastante interativos com o assunto, as crianças quiseram saber como descobrir se o leite, os ovos, a carne e o mel podem ser consumidos de forma segura? E de maneira pedagógica, Michelly explicou que cada um pode ser, a exemplo do Inspetor Júnior, um guardião dentro de suas casas, para não deixar que entrem produtos sem origem, e assim, evitar a transmissão de doenças.
A estudante do 4º ano, Anne Caroline Soares Rodrigues, 9 anos, disse que as informações repassadas ajudará a ficar mais atenta na hora de escolher um produto para consumir, pois, os selos e a validade são importantes antes de comprar.
Achados em Frigoríficos
Ainda nesta manhã, foi realizada uma palestra com o tema: “Achados em Frigoríficos”, ministrada pela responsável técnica pelo Programa de Inspeção de Produtos de Carne, Pescado, Ovos e Derivados, Jeycy Kelly Sirqueira Mendonça que enfatizou os tipos de doenças encontradas em carcaças e quais os órgãos mais afetados, com destaque para os rins e pulmões.