Hospitais públicos e particulares do Tocantins poderão compartilhar dados de seus usuários. A proposta, de autoria do deputado Junior Geo (PROS), tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa.
De acordo com a proposta de lei, os bancos de dados deverão ser compartilhados entre todos os planos de saúde e com gestores locais e/ou regionais do Sistema Único de Saúde (SUS), através de sites específicos na internet. As informações serão usadas exclusivamente nas emergências médicas clínicas ou hospitalares.
O deputado esclarece que o objetivo é melhorar a qualidade de informações sobre os pacientes que necessitam de assistência médica com urgência. “Com esse sistema, o médico não terá de se preocupar com o histórico do paciente, possibilitando maior segurança no diagnóstico e no procedimento, evitando dúvidas ou erros que possam ser fatais”, justificou Junior Geo.
A proposta alerta ainda sobre questões alérgicas, já que muitos pacientes ficam impossibilitados de dar informações precisas sobre seu histórico, podendo acarretar danos irreversíveis conforme o procedimento adotado em cada caso.
Amparo ao idoso
Outro projeto de lei do mesmo deputado que tramita na CCJ propõe a criação do Programa de Apadrinhamento Afetivo “Um Lar para os Idosos”. A ideia é que as pessoas da terceira idade sejam apadrinhadas e acolhidas por voluntários, sob a responsabilidade das instituições estaduais ou municipais alinhadas com o amparo desse seguimento.
“Muitos idosos, além das enfermidades, são carentes de afeto e atenção. O objetivo é ampliar o convívio familiar e comunitário ao beneficiário, assim como o acompanhamento de saúde, troca de experiências e de valores éticos”, disse Junior Geo.