Na capacitação são ministradas oficinas, dinâmicas e conteúdos voltados para as reflexões sobre a atuação do coordenador do CRAS.
Com o objetivo de fortalecer o papel do coordenador e suas habilidades para a liderança, a Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social encerrou nesta quarta-feira, 29, a última etapa de capacitação para os coordenadores dos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS), em Palmas.
Os encontros foram ministrados por técnicos da Secretaria com foco na melhor qualidade no atendimento ao usuário do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Ao longo deste mês de maio, as capacitações ocorreram por etapas, a fim de atender os 139 municípios. Esta semana, 40 coordenadores das cidades localizadas nas regionais Sudeste e Centro-Oeste do Estado foram atendidas.
O gerente de Proteção Social Básica, Bolsa Família e Benefícios, Matheus Macêdo Mota, disse que o foco é sempre o bom atendimento aos usuários. “As capacitações fortalecem as habilidades de liderança dos coordenadores, de modo que esses profissionais estejam preparados para atenderem as situações que surgem nas demandas locais”, afirmou ele.
Na capacitação foram ministradas oficinas, dinâmicas, e conteúdos voltados para as reflexões sobre a atuação do coordenador do CRAS, além da contextualização da Assistência Social, e a importância da liderança e gestão de pessoas, dentre outros assuntos.
Na coordenação do CRAS de Pium desde janeiro, Liziane Cavalcante disse que a capacitação atendeu suas necessidades de aprendizado. “Estou voltando para casa cheia de conhecimentos que não estavam muito claros para mim”, afirmou. Já a coordenadora do CRAS Vila Nova, de Gurupi, Silvania Rodrigues, falou que tem conseguido resolver as pendências, e que para ela “este é o momento de mudar as posturas equivocadas e atender com melhor qualidade a comunidade”.
Centro de Referência
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada da Assistência Social. Localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, oferta os serviços visando o fortalecimento da convivência com a família e com a comunidade. Oferece também o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além de orientar sobre os benefícios assistenciais e inscrever os cidadãos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
A equipe do CRAS apoia as ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos, e atua junto à comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns, como falta de acessibilidade, violência no bairro, trabalho infantil, falta de transporte, baixa qualidade na oferta de serviços, ausência de espaços de lazer, cultura, dentre outros.