Durante o encontro são repassados conceitos relativos ao programa, discussões, relatos de experiências, estudo de caso, e realizadas visitas domiciliares.
A Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, por meio da Gerência de Proteção Social Básica, realizou a última etapa de alinhamento com os supervisores municipais do Programa Criança Feliz (PCF). A capacitação teve início na terça-feira, 28, e foi até esta sexta-feira, 31, no prédio do Banco do Empreendedor do Tocantins (BEM), em Palmas.
O objetivo do encontro é o alinhamento das metodologias de ação, de modo a garantir que em todos os municípios o atendimento às famílias seja de qualidade e o mais similar possível, por meio do planejamento sistemático e de todas as demais estratégias que compõem as visitas domiciliares. Esta capacitação ocorreu em duas etapas a fim de atender com qualidade os supervisores dos 51 municípios que aderiram ao programa. A primeira etapa ocorreu entre os dias 14 e 17 de maio.
A coordenadora estadual do PCF, Katilvânia Guedes, disse que o programa almeja proporcionar às crianças uma mudança de perspectiva em suas vidas. “As visitas visam a aproximação dos serviços com a família atendida e por isso favorecem um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada uma delas, de modo que possamos intervir individualmente em cada caso, atendendo as várias realidades”, ressaltou.
Durante a capacitação foram repassados conceitos relativos ao PCF, discussões, relatos de experiências, estudo de caso, e também realizadas visitas domiciliares a algumas famílias de regiões periféricas de Palmas, para análise da orientação dos supervisores aos visitadores nos municípios.
Na oportunidade, o gerente de Proteção Social Básica, Bolsa Família e Benefícios, Matheus Macêdo Mota, destacou a importância desse nivelamento. “As visitas domiciliares são efetivas para fortalecer os vínculos e as competências da família e promover o desenvolvimento infantil, por isso sua relevância", comentou, acrescentando que as ações também atuam na prevenção, proteção e promoção do desenvolvimento das crianças.
Já a supervisora do PCF em Dueré, Maria Célia Pereira, disse que a capacitação chamou a atenção para o aprimoramento de pequenos detalhes que às vezes passam despercebidos.
Programa Criança Feliz
O Programa Criança Feliz surge como uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam a seus pequenos meios para promover seu desenvolvimento integral. É uma estratégia alinhada ao Marco Legal da Primeira Infância que traz as diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano.