Reunião visa trabalho conjunto com municípios para promover a autonomia de beneficiários de programas sociais e empreendimentos de economia solidária.
Os Prefeitos, secretários municipais de assistência social, coordenadores de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e técnicos de referência de 40 municípios tocantinenses participaram na tarde desta terça-feira,4, de uma reunião ampliada com o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), José Messias Alves de Araújo, onde foram apresentadas ações e serviços em prol dos beneficiários dos programas sociais e os empreendimentos de economia solidária.
Segundo o secretário da STDS o intuito da reunião é demonstrar aos gestores a intenção do Governo do Estado de trabalhar em total apoio aos municípios. Na ocasião, ele apresentou a pasta e todos os seus serviços disponíveis aos municípios e completou: "Estamos aqui de braços dados, tenho visitado as localidades, recebido os prefeitos e buscado ouvir e entender as demandas, porque acreditamos no municipalismo proposto pelo governador Mauro Carlesse".
O técnico de referência da inclusão produtiva da SETDS, Valter Frota, expôs aos prefeitos e equipes presentes, todos os programas e projetos desenvolvidos pela pasta para promover a ocupação e autonomia de famílias beneficiárias de programas sociais, e dos empreendimentos sociais do Estado e explica: "Essa gestão conseguiu destravar muitos projetos que deveriam ter sido executados em 2018 e agora vamos aos municípios para colocá-los em prática movimentando as economias locais e trazendo benefícios às famílias que são o nosso público alvo".
Entre os projetos apresentados estão aqueles que são frutos de emendas parlamentares como o To Criativo, apoiará a cadeia produtiva do artesanato e conta com recurso de R$ 120mil, o Fornada de Talentos que trabalhará a panificação solidária com recursos de R$26 mil e o Costurando com Talento, projeto que apoiará a área de corte e costura com o valor de R$ 55 mil.
A diretoria de Inclusão Produtiva da SETDS conta ainda com o Projeto Ecosol Territorial que atende 17 municípios do Estado por meio de pontos de apoio, subdivididos em três macrorregiões (Territórios da Cidadania): Bico do Papagaio, Jalapão e região Sudeste do Estado. Em cada cidade, agentes de desenvolvimento local, sob monitoramento da Setas, trabalham na identificação, capacitação e assessoramento dos empreendimentos solidários. O Ecosol conta com recurso de R$ 2,3 milhões.
Outro projeto exposto aos presentes foi o Lixo e Cidadania que é dividido em três fases: a do diagnóstico que já foi executada nos 139 municípios do Estado; as capacitações do público-alvo e por último o processo e o aparelhamento de 14 empreendimentos solidários do Estado. Os valores destinados ao projeto são 5,2 milhões.
A vice-presidente do Conselho Estadual de Economia Solidária, Marta Barbosa, esteve na reunião e expõs aos prefeitos a necessidade de conhecer e acessar as políticas e os recursos públicos disponíveis às populações dos municípios: " Todos o nosso empenho é para que os benefícios cheguem às pessoas e para isso precisamos muito de você", declarou.
A prefeita de Palmeiras do Tocantins, Nalva Braga, agradeceu a parceria da STDS que já é efetiva em seu município e falou sobre a importância de unir forças "Essa reunião foi uma o oportunidade de nós sentar com colegas prefeitos e perceber que todos nós estamos passando por dificuldades e por isso é fundamental unirmos forças e esse apoio do Governo do Estado". O município de Palmeiras conta com um importante Parque de Exposição da Agricultura Familiar a principal fonte de renda da região e na ocasião a prefeita reivindicou parceria para o setor, mas também disponibilizou aos presentes suas potencialidades.
Já o prefeito de Piraquê, Eduardo Sobrinho, gostou das proposta de apoio a agricultura familiar e comenta: "Nós temos 8 assentamentos e quero implantar uma feira como a que foi exposta nesta reunião em nosso município. O municipalismo e esse apoio à ponta onde tudo acontece é que vai promover a mudança que nosso Estado e nosso País precisam".